/ Voltar

/ Notícias

Confira as nossas notícias.

/ Notícias

Confira as nossas notícias.

Best Beef leva para o palco do Hippo Gourmet Experience chef Marcos Livi e suas receitas criativas

Cerca de 600 pessoas prestigiaram sexta e sábado as aulas promovidas pela Best Beef com o chef Marcos Livi durante a primeira edição do Hippo Gourmet Experience, evento realizado em Florianópolis em comemoração aos 21 anos do supermercado. Gaúcho radicado em São Paulo, Livi abrilhantou a noite de sexta-feira ao demonstrar a versatilidade de um corte bovino pouco utilizado no dia a dia das pessoas: a rabada.

No palco, ao lado do seu filho Guilherme Livi e da assistente Letícia Machado, apresentou os diversos olhares que a cozinha tem sobre ela ao demonstrar o preparo e a montagem de 12 receitas da Alta Gastronomia com muito carisma e criatividade. Entre as iguarias, um prato exclusivo do Verissimo Bar, o Pirulito de Rabada no Caixote, grande vencedor do concurso que elegeu o melhor petisco de São Paulo em 2009.

A inspiração, conta Livi, veio da genuína cultura de boteco e buscou juntar em um único prato sabores conhecidos, mas nunca antes misturados. O quiabo passa um mês na conserva e tem o seu sabor transformado, perdendo a baba e ganhando em consistência. O ovo de codorna vem sobre um molho exclusivo, ambos postos numa colher de cerâmica. A combinação oferece uma sensação única do ovo perfeito: clara cozida e gema estourando na boca.

A parte principal é uma sacada digna do chef. “Ao puxar a carne da rabada para uma das extremidades do osso, criamos uma nova forma de consumir este corte e passamos a conquistar o jovem que busca a experiência das receitas ao se alimentar nos dias de hoje. Sabemos que ele não iria sentar em um restaurante, bar ou botequim para comer rabada com garfo e faca”. O prato ainda leva polenta, molho, agrião crispy e linguiça toscana. O caixote de madeira traz todas essas delícias em uma apresentação inédita e muito caprichada. 

 Também foram apresentados a rabada tradicional, o bolito de rabo de touro, paçoca de rabada, terrine de rabada, raviole de rabada, nhoque de rabada, escondidinho de rabada, pastel de polenta com rabada, batatas bravas com rabada, tortinha de rabada e taco com recheio de rabada. “Estou muito feliz de estar aqui porque estamos falando de verdade, de voltar a cozinhar de verdade, de ter um ingrediente de verdade e saber a procedência do produto”, admitiu Livi, ao completar: “talvez com estas 12 receitas os nossos filhos e os nossos netos comam rabada. Não da maneira tradicional que nós comeríamos, mas de alguma dessas inúmeras formas, pois o alimento hoje é como a moda e a forma como a gente apresentar ou embalar este alimento será a forma como as pessoas irão se interessar ou não em consumi-lo”.

 Carreteiro oriental

 No sábado, foi a vez de conduzir a degustação comentada, que consistiu em uma oficina descontraída de gastronomia onde a família Livi apresentou a preparação do carreteiro campeiro feito com janela costela best beef Hereford servido à moda oriental. Os cerca de 70 participantes iam aprendendo conceitos de culinária e detalhes da receita executada aos olhos de todos pelo pequeno aprendiz enquanto saboreavam a iguaria com hashis e folhas de PANC (Planta Alimentícia Não Convencional).

Ensinamentos simples de técnica e preparo utilizando uma matéria-prima única em sabor e qualidade. Somado a isso, o encantamento da plateia, pelo trabalho em família, a simbologia da semente crioula apresentada em vídeo no primeiro dia e materializada no palco com a presença e o auxílio do pequeno Guilherme Livi. Conceitos dignos do Frigorífico Silva, que não é apenas uma indústria, é uma família que cresce e desenvolve um setor há mais de três gerações.

“Qualidade é um dos atributos que fazem parte do nosso DNA assim como os valores que deixamos para as gerações futuras. Parabéns ao chef Marcos Livi pelo exemplo e pela dedicação, que o nosso mini chef Guilherme Livi siga os valores do pai e trilhe o mesmo caminho de sucesso através de um trabalho sério e emocionante”, sintetizou Magnus Costa, gerente de marketing do Frigorífico.

“É assim que trabalhamos e procuramos promover a qualidade da nossa carne produzida nas estâncias: compartilhando conhecimento com muito amor às raízes e admiração pelos parceiros”, disse Fabiana Freitas, Gerente do Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), ao agradecer a parceria com o Frigorífico.

"Foi um momento único junto ao Hippo e à Best Beef, ainda mais dividindo o palco com o Gui. Mostra que a relação de confiança do campo à mesa vem se fortalecendo e que as relações familiares são muito presentes e valorizam a cadeia produtiva", finalizou Livi. 

 O evento

Realizado em comemoração aos 21 anos da Rede Hippo, o Hippo Gourmet Experience teve como objetivo proporcionar ao público conhecimento e experiências prazerosas com os melhores Sabores do Mundo. Mais de 15 marcas estiveram no Espaço Floripa FIELDS Stadium (Av. Paulo Fontes, 1250 – Centro, Florianópolis – SC) no centro de Florianópolis, apresentando seus produtos através da feirinha gastronômica, degustações comentadas, aulas-shows com Chefs renomados e palestras.

       

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

/ Anterior/ Próximo