/ Voltar

/ Notícias

Confira as nossas notícias.

/ Notícias

Confira as nossas notícias.

Frigorífico Silva adota plano emergencial de combate à COVID-19 e redobra os cuidados com higienização e limpeza

A Empresa Frigorífico Silva, juntamente com a Indústria de Rações Passo das Tropas e Transportadora Arrieche, lúcidas de suas responsabilidades sociais e trabalhistas, após o anúncio da pandemia do coronavírus, realizou imediatamente reunião com os membros do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT – e representantes das diretorias das Empresas para traçar estratégias internas de mitigação do risco do contágio e propagação do vírus. Ainda na data do dia 16/04/20, às 10h, foi adotado o plano de contingência contra a COVID-19 e iniciado o cumprimento das meditas protetivas abaixo:

  • Palestra de conscientização: convocação dos colaboradores em seis eventos distintos, garantindo a abrangência de todos os setores e turnos da empresa. Foram ministradas pelos profissionais de saúde do SESMT, com as seguintes pautas:

- Higienização frequente das mãos na entrada, troca de roupas, pausas para intervalos, utilizando barreiras sanitárias e equipamentos de distribuição de álcool em gel.

- Redução do contato físico e aproximação entre colegas de trabalho. Assim como, cuidados para reduzir o contato de mãos com região oral, nasal e bucal.

- Assepsia de objetos particulares.

- Não compartilhamento de objetos pessoais.

- Esclarecimento a respeito dos sintomas do vírus e que medidas devem ser adotadas imediatamente.

- Orientação para procurar ambulatório médico da empresa em caso de sintomas de gripe.

- Explicação sobre o uso de equipamentos de proteção, como máscaras e luvas.

 

  • Higienização das mãos: foram disponibilizados pontos com álcool em gel e líquido em locais de grande circulação na empresa, como entrada, corredores, refeitório e também cartazes com orientações sobre a necessidade de higienização das mãos.

 

  • Serviço de transporte urbano e intermunicipal: contratação de empresas terceirizadas para o transporte de colaboradores. Conforme determinação legal, as empresas de transporte se comprometeram em intensificar a higienização dos veículos e limitar o número de passageiros por viagem, aumentando a frota.

 

  • Refeitório: foram ajustados horários de uso do refeitório para os setores administrativo e de produção, a fim de reduzir aglomerações e melhorar o fluxo. A área do refeitório foi ampliada, disponibilizando um novo ambiente para colaboradores de civil (setores administrativos), uniformes azuis (setores de manutenção mecânica e predial, áreas externas) e cinzas (setores de limpeza e manutenção elétrica). O refeitório central está disponível para setores de uniforme branco, onde foi reduzido a capacidade de lotação significativamente. Além disso, controle de entrada e saída para otimizar fluxo e medidas de higiene adotadas, como limpeza de superfícies de contato, troca de pregadores, embalagem de talheres e guardanapo.

 

  • Áreas em comum: aumento considerável na distribuição de materiais informativos nas áreas de circulação geral. A área de lazer foi interditada (espaço fechado e possível de aglomeração) durante as pausas e intervalos, porém foram redistribuídos bancos em áreas externas de locais ventilados. Orientações e fiscalizações estão sendo feitas constantemente a fim de evitar aglomerações nestes locais.

 

  • Bebedouros: interditados os bebedouros de jatos inclinados disponíveis no interior da indústria. No entanto, foram disponibilizados pontos com copos descartáveis nos bebedouros de áreas externas e a higienização foi intensificada pela equipe de limpeza.

 

  • Limpeza em geral: o setor de limpeza intensificou a higienização de superfícies de contato frequente, utilizando álcool em gel 70%.

 

  • Atividades externas: redução de viagens a trabalho externo, somente liberado para serviços essenciais. Limitação da entrada de terceiros na unidade fabril da empresa, salvo em casos de suma importância.

 

  • Setor administrativo: realização de revezamentos entre colaboradores do setor, entre atividades in loco e home office, reduzindo cerca de 50% da quantidade de trabalhadores em circulação na empresa.

 

  • Escalas de horários de trabalho (indústria): alteração de horários de entrada de Abate e Desossa, assim como seus setores afins. Início dos turnos de trabalhos com diferença de 2 horas e 30 minutos, a fim de minimizar aglomerações. Nos vestiários, está sendo realizado controle de fluxo de entrada e saída, garantindo distanciamento físico entre trabalhadores.

 

  • Grupos de risco: maior ou igual a 60 anos e gestantes – foi realizado a antecipação de férias, afastando das atividades laborais. Caso a indicação de afastamento ainda perdure após a data do retorno ao trabalho, será efetivado dispensa remunerada, por tempo indeterminado.

 

  • Afastamento do trabalho: serão afastados do trabalho por período de 14 dias, trabalhadores com quadro sugestivo de síndrome gripal, mesma medida será realizada na comprovação familiar que apresente suspeita de contaminação.

 

  • Atestados médicos: todos os atestados de afastamento do trabalho vinculados a estados gripais ou sintomas respiratórios poderão ser enviados através de fotos, via WhatsApp, não havendo necessidade de comparecer nas dependências da empresa.

 

  • Ambulatório médico: foram suspensos exames periódicos e de mudanças de função, conforme prevê a Medida Provisória Nº 927 de 22/04/20, otimizando atendimentos para casos clínicos gripais e orientações preventivas. Neste ambiente, está sendo realizada intensificação da higienização e desinfecção com a utilização de hipoclorito, no mínimo 3x ao dia.

 

  • Produção: redução de produtiva de Abate e Desossa, assim como setores afins, de 100 animais e 400 peças desossadas, respectivamente. Além disso, será realizado alternância entre dias de abate e desossa, reduzindo de forma considerável a circulação de colaboradores na empresa.

  

  • Registro de ponto: desativado o registro através da biometria em todos os equipamentos da empresa. Padronizado registro através de cartão.

 

  • Protocolo de triagem epidemiológica: realização de entrevista para preenchimento de questionário de triagem, com o objetivo de identificar sintomas compatíveis com síndrome gripal ou fatores de risco, previamente feito na entrada das dependências da empresa.

  

  • Secadores de mãos: desativação de secadores elétricos de mãos nos banheiros do setor administrativo e fornecimento de papel toalha descartável.

 

  • Disponibilização de máscaras: antes mesmo da publicação oficial, foi definido o fornecimento de máscaras de tecido para todos os colaboradores e terceiros/visitantes. É obrigatório o uso nas dependências da empresa, com substituição a cada 3 horas.

 

  • Transporte fretado: foi estabelecido com empresas terceiras de transporte coletivo um protocolo de cuidados para prevenção do embarque de pessoa sintomática, feito através de orientações previas ao embarque e busca ativa de possíveis sintomáticos. Foram mantidas as medidas adotadas anteriormente, de lotação máxima de 50% da capacidade do veículo.

 

O Frigorífico Silva segue à risca todas as medidas protetivas e de higienização para otimizar a contenção da propagação da COVID-19, prezando pela saúde de todos colaboradores e seus familiares. As medidas adotadas têm o intuito de garantir maior segurança para todos e impedir que o contágio seja maior.

/ Próximo