/ Voltar

/ Notícias

Confira as nossas notícias.

/ Notícias

Confira as nossas notícias.

Workshop e Concurso de Carcaças evidenciam qualidade genética e nutricional da carne Best Beef Hereford

Carne gaúcha com origem nas raças Hereford e Braford: uma trajetória do campo à indústria

O dia a dia da pecuária de corte gaúcha tem sido em favor da melhoria constante da qualidade da carne produzida nos campos sulinos. Nas fazendas, instituições de ensino, associações de raça e indústria frigorífica, seja pelo zelo, demanda de mercado, pelos investimentos ou pelo aperfeiçoamento nos processos produtivos, os atores desta cadeia têm se unido em prol da produção de uma carne de qualidade superior.

Por isso, na última sexta-feira, cerca de 60 criadores de Hereford e Braford do Rio Grande do Sul estiveram reunidos na planta industrial do Frigorífico Silva, em Santa Maria, para um workshop sobre mercado da carne de qualidade. Logo cedo pela manhã, os pecuaristas realizaram uma visita técnica pela indústria para conhecer o processo de produção, acompanhados do presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Luciano Dornelles, de seu vice, Eduardo Eichenberg, atual diretor do programa Carne Pampa, e da gerente do programa, Fabiana Freitas.

Hoje, o Frigorífico Silva, empresa gaúcha que atua no mercado de carnes desde 1972, é o responsável por cerca de 90% da produção e distribuição de carne Certificada Hereford no mercado nacional. Em 2018, por exemplo, conforme Dr. Leonir Luiz Pascoal, Zootecnista e Médico Veterinário da indústria, foram 8.180 exemplares Hereford e 59.800 Braford abatidos, num total de 67.980 animais HB. Quando analisados especificamente os animais de programa, as raças Hereford e Braford também se destacaram, totalizando mais de 43 mil exemplares certificados.

Introduzidas no início do século 20, as raças bovinas de origem britânica tiveram uma excelente adaptação na nossa região e hoje predominam na pecuária de corte gaúcha. A carne diferencia-se pelos atributos de maciez, sabor, aroma e suculência, e a precocidade produtiva e a capacidade de depositar gordura de marmoreio também conferem experiências gastronômicas únicas.

Justamente por isso, a busca incessante pela produção de animais de qualidade orientada pela ABHB também foi aferida durante a realização do VI Concurso de Carcaças, realizado no mesmo dia. Os currais do Frigorífico estavam repletos de caras brancas. Foram 207 animais inscritos, divididos em 8 lotes de produtores de diferentes regiões do Estado, julgados a partir de critérios específicos e pontuados quanto à idade, conformação, acabamento, peso e sanidade.

"O concurso mostrou não só a eficiência do produtor na preparação dos lotes, como também no cuidado que ele tem dentro de todo o sistema produtivo ao encaminhar os animais para o abate. Animais com qualidade de carcaça não só com ótimas coberturas de gordura, mas também o potencial destas carcaças para apresentar cortes diferenciados ao consumidor final", destacou a gerente do programa, Fabiana Freitas.

Totalizando 2240 pontos, a Estância Tamanca, localizada em Santa Vitória do Palmar (RS), conquistou o prêmio de melhor lote Hereford com a média de peso de 280,57 quilos. A Estância Santa Prenda, de Bagé (RS), foi destaque com o melhor lote Braford com uma média de 307,01 quilos de carcaça. A propriedade alcançou 1880 pontos. Na categoria melhor lote Cruza HB, a Estância Silêncio, de Alegrete (RS), foi a campeã com média de peso de 215,63 quilos, alcançando 1450 pontos.

Bonificações especiais

Naturalmente, animais que fornecem carnes nobres como os lotes citados acima apresentam valor agregado maior e, consequentemente, os criadores recebem mais por ele. O Frigorífico Silva, destaca o diretor comercial da planta, Gabriel Moraes, chega a pagar ao produtor rural até 12% a mais do valor de mercado pelo animal que se enquadrar nos programas de carne de qualidade ligados às associações das raças Hereford e Angus, ou ao selo Black Label, além de remunerar fêmeas jovens ao preço de machos.

Moraes, além de ciceronear os criadores, também falou sobre o mercado da carne Premium e o cenário conturbado atual com alta nos preços nas principais praças de produção e comercialização do país. “O próprio frigorífico tem reajustado constantemente seu preço de compra de gado e de venda do produto, não havendo indícios, pelo menos a curto prazo, de redução do crescimento”.

Entretanto, fechando o foco na produção de carne gaúcha, parece fácil perceber que a via a ser percorrida neste momento é a da diferenciação. “O foco da disputa para a carne gaúcha no mercado nacional e internacional deve ser a carne com alto valor agregado (...) e estamos felizes com o cenário novo que está se construindo, pois estava na hora do boi ser mais valorizado. Nós sempre trabalhos para agregar valor à carne e acredito que vamos caminhar para um novo patamar”, completou.

Afinal, carne é saudável

Outro momento bastante aguardado do dia foi a palestra da Dra. Elen Nalério, Médica Veterinária, pesquisadora responsável pelo Laboratório de Ciência e Tecnologia de Carnes na Embrapa Pecuária Sul. Com o tema “Afinal, carne é saudável”, Elen discursou sobre o processo de evolução e o consumo de carne e não titubeou ao defender o valor nutricional da carne oriunda da produção de animais criados livres no Pampa.

“A carne produzida nos campos naturais do bioma Pampa tem perfis de gorduras benéficos aos consumidores. Além do importante fornecimento de nutrientes como proteína, ferro, zinco e vitaminas do complexo B, a carne desses animais apresenta maiores teores de ômega 3, se comparada aos criados em confinamento”.

Isso porque, no Pampa, explica Elen, a alimentação dos animais é composta pela rica variedade dos pastos naturais onde crescem mais de 450 espécies gramíneas e 150 espécies de leguminosas. Um diferencial importante que pode e deve ser trabalhado como oportunidade de valorização no mercado, haja vista que a forma de produção animal cada vez mais interfere na decisão do consumidor no momento da compra. Pesquisas já demonstram que o cliente está disposto a pagar mais por produtos saudáveis, nutritivos e produzidos de forma sustentável.

Elen também falou sobre a febre das carnes feitas à base de plantas. Segundo ela, “os produtos de base vegetal não passam de ultra processados e, assim como hambúrgueres ou salsichas de carne real, oferecem riscos à saúde quando consumidos em excesso”.

Manter uma dieta diversificada e equilibrada é um bom caminho, sempre. Um almoço especial com carne Best Beef Hereford foi preparado pelo churrasqueiro Neto Leal.

Ascom Frigorífico Silva

/ Anterior/ Próximo