/ Voltar

/ Notícias

Confira as nossas notícias.

/ Notícias

Confira as nossas notícias.

“Os gaúchos e o churrasco – uma jornada ao redor do fogo” é lançado em Porto Alegre

Com patrocínio do Frigorífico Silva, livro “Os gaúchos e o churrasco – uma jornada ao redor do fogo” é lançado em Porto Alegre

A Churrascaria Galpão Crioulo foi palco ontem à noite (30/11) para o lançamento do livro “Os gaúchos e o churrasco – uma jornada ao redor do fogo” idealizado pela churrasqueira Clarice Chwartzmann, junto com o escritor Ricardo Bueno e a fotógrafa Carin Mandelli. A publicação de 172 páginas, que contou com o patrocínio do Frigorífico Silva, faz um resgate histórico desta trajetória emocionante que começou na região das Missões, onde o padre jesuíta Cristóvão de Mendonça introduziu o gado franqueiro, em 1634, até chegar aos dias de hoje, abordando as características da cadeia produtiva gaúcha, alicerçada na perfeita aclimatação das raças britânicas no Bioma Pampa, em uma atividade econômica cada vez mais apoiada na qualidade do manejo dos animais, no aprimoramento genético e na tecnologia aplicada ao processamento e empacotamento das carnes.

“A jornada do Gaúcho ao redor do fogo contempla toda a cadeia produtiva de qualidade e história! Ter o Frigorífico Silva apoiando esse projeto e parte da alma do livro é uma reverência ao amor à nossa terra, respeito aos personagens e trabalhadores que fazem nosso Estado uma referência quando o assunto é excelência! Nosso profundo agradecimento ao Frigorífico Silva e sua equipe pela sensibilidade e parceria”, disse Clarice.

Para contar essa história, a equipe visitou São Miguel das Missões, Lagoa Vermelha, Cambará do Sul, Sant’Ana do Livramento, Pelotas, Flores da Cunha e Santa Maria, cidade sede da nossa indústria. Justamente por aqui que o capítulo “Carne para novos tempos, cadeia produtiva gaúcha segue em busca da excelência” foi construído e planejado, dedicando especial destaque ao Frigorífico Silva, o maior do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil no que se refere ao número de abates.

Inaugurado em 1972, tem, desde sempre, a marca do pioneirismo e da preocupação com a qualidade dos seus processos. “É um dos ícones da qualidade da carne gaúcha vendida para as maiores redes de autosserviço do Brasil, estando, também, habilitado para exportar para mais de 70 países”, informa a publicação, ao prosseguir “Uma visita ao Frigorífico Silva permite constatar a cuidadosa preocupação com a qualidade, atestada pelos exames laboratoriais e pela aposta na moderna tecnologia de embalamento à vácuo, que além de proteger contra a contaminação, garante também maior sabor, frescor e textura ideal para a carne (...) O roteiro pela fábrica é rico em informações, e o entusiasmo está expresso nas palavras de qualquer colaborador que esteja guiando os visitantes, mas o melhor momento continua sendo, ao final, sentar em um dos bancos de madeira próximos à churrasqueira com grelha”.

A atividade desta sexta-feira exclusiva para convidados e parceiros também serviu para o lançamento da exposição fotográfica com imagens captadas ao longo das viagens para a produção do livro. A mostra – prestigiada pelo diretor de Marketing do Frigorífico, Magnus Costa, e pela jornalista Tatiana Feldens, estará aberta à visitação gratuita do público de 1º a 15 de dezembro, na churrascaria, juntamente com a venda de uma tiragem especial da obra, a preço promocional. O livro e a exposição são uma realização do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e da Criati Produções, com produção da Quattro Projetos e patrocínio de Banrisul, Tramontina, Polar, Frigorífico Silva e Supra.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom Frigorífico Silva  

/ Anterior/ Próximo